Elsa Teixeira, natural da Venezuela é a Amiga do Mês de Janeiro. Do signo Virgem, Solteira, esta médica é uma amante das actividades que privilegiam o contacto com a família e amigos. Nos seus tempos gosta de ler , ver filmes, ir ao ginásio, passear,etc
Vamos, então conhecer melhor a Amiga do Mês de Janeiro.
Como médica especialista em medicina geral e familiar tem uma grande responsabilidade ao nível da Saúde Pública. Quais as suas reais necessidades e o que pretende em termos futuros fazer para tornar mais visível as suas acções no concelho da Ponta do Sol?
O Médico de Família, além de atuar no diagnóstico e tratamento das doenças, tem a função de pôr em prática estratégias que visam a prevenção destas. Como tal, pretendo conhecer melhor a população da Ponta do Sol e as suas características para poder agir e abordar cada utente como um todo, tendo em conta as suas características biológicas, psíquicas, sócio-económicas e culturais.
Ainda estou nessa fase de reconhecimento, uma vez que iniciei as minhas atividades neste concelho há cerca de 7 meses, mas vou reparando aos poucos as suas reais necessidades.
Noto que é preciso apostar mais na formação da população no sentido da prevenção dos problemas de saúde. Para isso, procuro identificar e convocar para a minha consulta os utentes que precisam de vigilância e controlo, tais como, os que fazem parte da saúde do idoso, saúde infanto-juvenil, saúde materna, planeamento familiar, doenças crónicas, entre outros.
Gostava de desenvolver, a médio e longo prazo, ações de formação de “Educação para a Saúde” ou atividades lúdicas para a população, no Centro de Saúde, escolas ou Junta da Freguesia.
Considera-se uma mulher de sucesso? Justifique.
Sim, considero-me uma mulher de sucesso em todos os sentidos. Tento alcançar e lutar pelos meus sonhos e objetivos. Se entretanto algo correr mal, apanho outro rumo e sigo em frente, pensando que os erros do passado nos ensina a crescer e a amadurecer.
Quais as suas qualidades?
Destaco como qualidades a simpatia, a simplicidade e a prontidão para ajudar o próximo.
E defeitos?
Sou tímida…
Qual a sua filosofia de vida?
Gosto muito de uma frase do Dr. House: “Se quer mesmo ser feliz, vai ter que aprender a ignorar muita coisa”…
Qual foi a coisa mais louca que já fez na sua vida?
A coisa mais louca que fiz na minha vida foi andar na montanha russa! Isto ocorreu em 2009, quando fui a Madrid, altura em que tive a oportunidade de visitar o Parque de Diversões Warner Bros. A viagem foi muito divertida mas nunca senti tanto medo e “adrenalina na minha barriga” pois a montanha russa tinha tantos loopings… Mas se algum dia forem até esta cidade, recomendo vivamente visitar o parque. Será um dia muito bem passado!
Qual o livro que mais a marcou?
O livro que mais me marcou foi “Conversas com Deus”. Trata-se de um livro onde o escritor Neale Donald Walsch relata o seu diálogo informal com Deus, por vezes sérios, por vezes cheio de humor, sobre as questões que mais nos intrigam a todos: o bem e o mal, a vida e a morte, o amor e a fé, a condição humana e o universo misterioso. É um livro que nos ensina a ver vida com outros olhos e mostra como muitas vezes temos uma ideia errada da realidade.
Qual o estilo de música que mais lhe agrada?
Gosto de qualquer tipo de música, desde que tenha qualidade. A opção para ouvir uma determinada música depende mais do meu estado de espírito e ânimo naquele momento. Entretanto, tenho alguns artistas favoritos, tais como: Michael Bublé, James Morrison, Adele, Antony and The Johnsons, David Fonseca e The Killers.
Como define a palavra AMIZADE?
Amizade é a experiência humana que envolve um conjunto de sentimentos e atitudes, como a lealdade, o respeito, a confiança, a honestidade, a simpatia, a empatia, a vontade de desejar o melhor para o outro e o amor. Nas verdadeiras amizades, os amigos sentem-se atraídos pelo que são e não pelo que possuem; eles tudo suportam, esperam, acreditam e perdoam.
Qual a sua opinião acerca dos “amigos virtuais”? Acha que se está a banalizar a verdadeira essência da palavra “amigo”?
Considero os “amigos virtuais” não mais do que um tipo de amizade, caracterizada por relacionamentos entre pessoas que se comunicam através da internet, como é exemplo, as redes sociais. Julgo que nunca irá substituir ou banalizar a verdadeira essência da palavra “amigo”, pois não basta haver trocas de palavras entre duas pessoas para que possa existir uma verdadeira amizade. É preciso estar presente física e psicologicamente, estabelecendo o convívio, a entreajuda e o companheirismo, para que se possa construir uma verdadeira amizade e conhecer a outra pessoa como realmente é. No entanto, a “amizade virtual” pode ser utilizada como um meio para conhecer e conquistar novos amigos… mas claro, com precaução!
Conhece a "Academia da Amizade"?
Sim, conheço a Academia da Amizade desde há alguns meses. Por acaso, conheci-a pelo facebook através de “amigas facebookianas” da Ponta do Sol.
O que pensa sobre o projecto “Academia da amizade”?
Acho uma excelente iniciativa pois oferece a oportunidade de conhecer novas pessoas e estabelecer relações de amizade, num contexto de diversão e convívio. É um projeto original, bonito e que merece ser louvado e continuado. Espero, de alguma forma e quando necessário, poder contribuir também para esta acção.
Sem comentários:
Enviar um comentário