3 de setembro de 2011

Amiga do Mês de Setembro


A Academia da Amizade, após três anos a promover actividades diversas, sobretudo direccionadas para mulheres, decidiu enveredar por outro tipo de acções que promovam a interactividade e o conhecimento entre as sócias e não só. Assim sendo, surgiu o conceito “Amiga do Mês”, cujo objectivo principal é dar a conhecer mensalmente uma mulher que se destaca pela sua actividade a nível do concelho da Ponta do Sol e não só, realizando uma entrevista à mesma.


 Lina Agrela, natural da Venezuela é a Amiga do Mês de Setembro. Do signo sagitário, divorciada e mãe de dois filhos, esta enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia é uma verdadeira amante das actividades que privilegiam o contacto com a natureza. Por isso, nos seus tempos livres não abdica das caminhadas, dos piqueniques e da praia, sempre com a boa companhia da família e amigos. Confessa que adora ler e ouvir música e sempre que pode dá uma “escapadinha” ao cinema para ver um bom filme de comédia.

Vamos, então conhecer melhor a Amiga do Mês de Setembro.

Como enfermeira de Saúde Materna Obstetrícia tem uma grande responsabilidade ao nível da Saúde Pública. Quais as suas reais necessidades e o que pretende em termos futuros fazer para tornar mais visível as suas acções no concelho?


Sem dúvida, ser enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia ao nível de saúde dos cuidados primários é uma grande responsabilidade, mas quando gostamos do que fazemos, tudo se torna mais fácil. Em relação às necessidades, não me posso queixar muito, porque o centro de saúde do concelho da Ponta do Sol tem boas condições, quando comparando com outros serviços. A população do concelho está muito bem servida a este nível. Considero que o meu trabalho já é bastante conhecido, principalmente pela população “grávida” da Ponta do Sol, mas há sempre algo a fazer para tornar ainda mais visível este tipo de acções será basicamente na manutenção das actividades já realizadas, melhorando sempre a qualidade com a colaboração das utentes frequentadoras dos respectivos serviços.

Considera-se uma mulher de sucesso? Justifique.

(Risos) Essa é uma pergunta difícil de responder. Reflectindo sobre a minha caminhada, penso que ainda me falta muito a percorrer para chegar ao topo do sucesso. Agora, se me perguntar se me sinto uma mulher realizada profissionalmente, respondo-lhe logo que sim, porque faço o que eu gosto e isso é maravilhoso.

Quais as suas qualidades?

Hummm, as minhas qualidades? Mais uma pergunta difícil! (Risos). Considero que sou sincera, simpática, amiga e organizada.

E defeitos?

Uiiiii, sou um bocadito teimosa, orgulhosa e impulsiva.

Qual a sua filosofia de vida?

Viver cada dia, como se fosse o último, com respeito e dignidade.

Qual foi a coisa mais louca que já fez na sua vida?

(Risos) Foi aos 15 anos ter “roubado” o carro à minha mãe e conduzi-lo clandestinamente, sem carta de condução.

Qual o livro que mais a marcou?

“O Segredo”

Qual o estilo de música que mais lhe agrada?

Gosto de todas, não tenho preferência.

Como define a palavra AMIZADE?

Definir Amizade é complicado, porque o que eu considero como amizade poderá não ser o mesmo que os outros consideram. No meu ponto de vista, a amizade é uma relação que se estabelece com as pessoas que, no nosso quotidiano se encontram mais próximas de nós, com quem estabelecemos contactos mais directos, pessoais e afectivos. É sobretudo uma relação em que fundamentalmente damos, sem esperar nada em troca.

Qual a sua opinião acerca dos “amigos virtuais”? Acha que se está a banalizar a verdadeira essência da palavra “amigo”?

Não concordo que se esteja a banalizar a essência da palavra “amigo”, através do conceito “amigos virtuais”, antes pelo contrário. Sou da opinião que as redes sociais surgiram para facilitar as relações de amizade, pois por vezes há pessoas que têm dificuldade em se relacionar fisicamente com alguém, por timidez ou outra razão qualquer e podem ter um grande amigo virtual. Agora, se corremos riscos? Sim, corremos mas, também corremos riscos com os nossos amigos físicos, por isso, força! Façam novas amizades e vivam-nas na sua plenitude.

O que pensa sobre o projecto “Academia da Amizade”?

(Risos) Bem, aqui está uma pergunta, a qual eu sou suspeita em responder, visto ser a principal responsável pelo projecto, contudo irei responder. A “Academia da Amizade” é um projecto pioneiro aqui no concelho da Ponta do Sol, extremamente recente (tem apenas 3 anos) que, desde início me cativou imenso. O seu principal objectivo é proporcionar convívios, de forma a haver confraternização entre pessoas, criando desta forma laços de amizade entre elas. Amizade essa que será no sentido de aproveitar os momentos de diversão, esquecer os seus problemas e aproveitar o que a vida tem de bom, fazendo coisas diferentes, partilhando gostos, ideias etc. Este projecto está mais virado para a mulher, porque entendemos que com a emancipação da mulher, esta começou a ficar com a sua “agenda” completa, desde ir para o trabalho, fazer a lida da casa, cuidar dos filhos, entre outros, o que se traduziam em menos tempo para ela. Enquanto que os companheiros, na sua maioria, têm sempre tempo para a diversão com os seus amigos (não estou a dizer que são todos mas, na grande maioria acontece), a mulher está mais restrita neste campo. No entanto, este ano a directiva da Academia concordou que alguns dos eventos planeados fossem abertos à família, porque notamos que muitas das nossas sócias não têm autonomia ao nível do transporte, precisando deste para se dirigirem aos nossos eventos. Assim, entendemos que abrindo as actividades aos companheiros, atenuará este entrave.

Como vê, a minha opinião em relação a este projecto é muito positiva, daí ter aceite novamente o desafio em continuar com ele adiante, tornando-o cada vez melhor e apelativo. Para nós, ver o sorriso e a boa disposição nas mulheres frequentadoras dos eventos é o mais importante e são desses pequenos gestos que colhemos a satisfação do nosso esforço e empenho. Um bem-haja a todas as “amigas” do projecto "Academia da Amizade"!











5 comentários:

  1. Muito Bem Enfermeira Lina!
    Gostei sem dúvida da sua entrevista. Não sabia que por pouco tinha sido constituído “arguida”, por ter roubado o carro aos seus pais e conduzido sem carta..... Brincadeiras de infância para recordar sempre. Agora percebo o porquê da adesão ao Rally Papper em que todos os copilotos travavam à força toda, menos eu.....não fosse eu ser também sagitariana com gosto pela aventura.
    Desenvolve um excelente projecto cuja visibilidade já expandiu a outros Concelhos.
    Por ultimo apenas uma sugestão a inovar no Concelho e já agora pioneira o qual também gostava de tomar parte " Barriguitas de Sol gessadas" e a "despedida de Grávida" concorda comigo? Não fosse eu ter descendentes na Ponta do Sol terra que me irradiou luz na Infância em belas férias.
    Muito Sucesso, abraço fraterno a todos os envolvidos.
    Cidália

    ResponderEliminar
  2. Agradeço desde já o seu comentário, em relação a sua sugestão... é deverás interessante :-)e lhe garanto que irei pensar sobre o assunto ;-). Lina Agrela

    ResponderEliminar
  3. Gostei da entrevista, vê-se que está mesmo empenhada nesse projecto bjs

    ResponderEliminar
  4. Muito bem Enfermeira Lina..:-)gostei imenso da sua entrevista achei-a muito intersante ,espero que este projecto traga mas sucesso a Academia da Amizade... e unidos quem sabe? Boa sorte!Bjs

    ResponderEliminar
  5. Agradeçemos a todos pelos comentários aqui efectuados é esta a nossa pretensão que todos que por aqui passem deixem a sua mensagem :)

    ResponderEliminar