Analia Olim, natural de Machico, é a Amiga do Mês de Dezembro. Do signo carneiro, casada e mãe de um casal. É enfermeira especialista de saúde na comunidade exercendo as suas funções no Centro de Saúde da Ponta do Sol mas, exerce também o cargo de presidente na Comissão de protecção de crianças e jovens no mesmo concelho. Considera-se também uma amante das actividades que privilegiam o contacto com a natureza. Por isso, nos seus tempos livres realiza caminhadas, praia, sempre com a boa companhia da família e amigos. Adora ler e sempre que pode dá uma “escapadinha” ao cinema para ver um bom filme.
Vamos, então conhecer melhor a Amiga do Mês de Dezembro.
Como é ser presidente da Comissão de protecção de crianças e jovens do concelho da Ponta do Sol?
Ser um dos membros da comissão, é uma responsabilidade acrescida, pois, sou enfermeira e em conjunto exerço as funções de presidente da comissão mas, como temos uma equipa trabalhadora, coesa e de entreajuda, facilita muito. Os nossos objectivo serão sempre o de proteger e promover os direitos das crianças e do Jovem, Prevenindo ou acabando com as situações susceptíveis de afectar a segurança, saúde, formação educacional ou desenvolvimento integral das crianças e jovens
Dos 2 cargos que exerce, qual lhe dá mais satisfação de exercer?
Enfermagem sem dúvida. É no cuidar que má dá mais satisfação. É estar com as famílias, e ajudá-las a construir o seu projecto de saúde na promoção do seu bem estar, é onde me sinto mais realizada profissionalmente.
Considera-se uma mulher de sucesso? Justifique.
Sim. Porque sinto-me bem comigo própria em casa e no trabalho.
Quais as suas qualidades?
As qualidades…é melhor perguntar aos amigos!!! Mas, o que me dizem constantemente é que sou muito paciente.
E defeitos?
Uiii…..aqui é melhor não perguntar aos meus inimigos (risos) mas, reconheço que sou orgulhosa e perco muito por o ser .
Qual a sua filosofia de vida?
Gosto muito de uma frase de Charlie Chaplin:
“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.Por isso, cante, chore, dance ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.Considero que esta frase já diz tudo.
Qual foi a coisa mais louca que já fez na sua vida?
Não me lembro de algo diferente e louco que tenha feito até agora, sou muito sossegada (risos). Na vida fazemos pequenas coisas que depois não dá certo, mas, o crescer e o amadurecer passa por aí…
Qual o livro que mais a marcou?
“O Principezinho” , já o li por duas vezes e de cada vez que o li consegui tirar diferentes interpretações e mensagens.
Que estilo de música que mais lhe agrada?
Música portuguesa, Pop(ex. Xutos, Delfins etc).
Como define a palavra AMIZADE.
Amizade é gostar de estar com o outro, respeitar as diferenças, saber que podemos contar com a pessoa em qualquer situação e vice-versa, mesmo que esteja no outro lado do mundo. É estar disponível, partilhar e acreditar no outro mesmo que ele não acredite em si mesmo.
Qual a sua opinião acerca dos “amigos virtuais”? Acha que se está a banalizar a verdadeira essência da palavra “amigo”?
Não concordo. Embora prefira os amigos reais, porque a amizade se constrói na relação no dia a dia. Considero que os “amigos virtuais” são úteis para quem tenha dificuldades em se relacionar com outras pessoas, que andam a procura de algo que ainda não encontraram.
O que pensa sobre o projecto “Academia da amizade”?
É um projecto bonito, onde podemos partilhar e cultivar novas amizades, onde na qual já fiz parte da primeira directiva e reconheço que exige disponibilidade e criatividade pelos elementos representativos, para a realização dos eventos o qual se propõem, onde normalmente tem sucesso. É uma iniciativa de louvar e sendo pioneiro na Ponta do Sol, merecem todo o apoio. Continuem com o belo trabalho.